5 espécies grandes de plantas para ter dentro de casa

05/08/2019

Inspire-se em diversos ambientes destacados pelo verde de palmeiras, jiboia, costela-de-adão e bananeira

Presentes em abundância nas florestas tropicais, estas espécies de plantas se adaptam bem aos interiores, onde se destacam pelo tamanho avantajado e pelo verde brilhante de suas folhas. Confira a seguir 5 ambientes que fazem bom uso de grandes espécies!

Luz e umidade
A vigorosa costela-de-adão, plantada na floreira junto à janela do banheiro deste apartamento pela paisagista Chris Pierro, virou uma cortina natural que dá privacidade ao boxe da ducha. As folhas largas penetraram no ambiente, atraídas pela umidade, sempre necessária para a sobrevivência da planta.

Dupla poderosa
Nesta casa na Austrália, com predominância dos tons cinza, branco e preto na decoração, as plantas grandes ocupam espaços importantes nos cantos perdidos. Atrás desta poltrona, destacam-se a palmeira camedórea-elegante e o filodendro-rasteiro, no plano mais baixo.

Centro das atenções
O pé-direito duplo no living desta casa,em Brasília, permitiu a instalação desta planta escultural no meio do ambiente. Trata-se de uma palmeira-laca, que mede em torno de três metros de altura. Seu desenvolvimento depende da iluminação natural, que nesse local entra em abundância pelos grandes painéis de vidro que fecham a área externa.

Sombra e espaço
O estilo brutalista idealizado pelo arquiteto Rogério Gurgel torna-se mais humano quando acompanhado de plantas concentradas em cantos dos ambientes. Na sala de estar, a imensa jiboia escala a parede e chega até a viga de concreto aparente. Ao lado, no vaso menor, o pacová e, atrás desse, a costela-de-adão completam a composição escolhida pela paisagista Dani Ruiz.

No clima praiano
No hall social desta casa no litoral sudeste da Austrália, o vaso alto, colocado junto à parede, na passagem próxima à entrada da área externa, abriga uma bananeira-ornamental. A planta de grande porte preenche bem o ambiente com suas folhas largas e compridas, que crescem para cima sem atrapalhar a circulação, e recebe farta luz natural através dos painéis de vidro. Banco de Mark Tuckey.

DÊGELO, M. 5 espécies grandes de plantas para ter dentro de casa. Revista Casa e Jardim, Julho de 2019. https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2019/07/5-especies-grandes-de-plantas-para-ter-dentro-de-casa.html. Acesso em 05/08/2019