UTI das plantas: aprenda a identificar e resolver os problemas do seu jardim

06/06/2019

Em situações de SOS, sua planta precisa de atenção especial. Avalie a quantidade de regas, o local onde ela está instalada e outros fatores que podem fazer com que ela adoeça

As plantas costumam dar sinais visíveis em suas folhas para sinalizar que precisam de ajuda. Frágeis e amareladas, elas acabam morrendo devido a problemas nas raízes, como execesso ou falta de água. Caso a natureza da sua casa esteja adoecendo, os itens abaixo podem te ajudar a idendificar onde você errou.

1. Avalie a hidratação

Coloque os dedos no solo próximo à raíz, ultrapassando a surperfície. A umidade ou o estado seco vão indicar o tipo de problema. Com apenas dois centímetros de profundidade você consegue avaliar se o vegetal está afogado ou com sede. Para solos ressecados, basta regar. Porém, terrenos úmidos nem sempre são um sinal ruim, dependendo da espécie.

Para saber se o execesso de líquido é realmente um agente causador de doenças, você precisa avaliar se a raíz está apodrecendo e cheirando a mofo. Aqui, o antídoto é transportar a planta para outro vaso, com um sistema de drenagem melhor, e reajustar o cronograma de irrigação.

2. Um olhar criterioso

Se você tem certeza de que a água não é o problema, vale considerar a invasão de parasitas indesejados, como os ácaros. Alguns sinais específicos indicam a presença de pragas. Buraquinhos nas folhas mostram que bichinhos estão utilizando sua planta como alimento. A presença inusitada de líquidos ou cera branca pode ser causada por parasitas, como a cochonilha. Em casos mais simples, limpar e podar folhas afetadas pode resolver. Em casos mais graves, um spray inseticida ou óleo de neem é o mais indicado.

3. Elas precisam ver a luz do sol

Por mais que a espécie que você escolheu goste de meia-sombra, todas as plantas precisam de pelo menos algumas horas de exposição à luz do sol para sobreviver. Se sua planta começar a murchar e perder o viço, tente recolher os vasos dos cantos escuros e leve-os para um lugar inundado pela luz natural. Observe as reações à mudança de perto, uma vez que algumas espécies sensíveis podem ter dificuldade em se adaptar.

4. Quedas bruscas de temperatura

Caso você more no sul ou em regiões que costumam ter quedas repentinas de temperatura, é melhor ficar atento. Em lugares frios, é necessário regar a planta com menor frequência, uma vez que os processos de evaporação são menos decorrentes.

5. Solo bem nutrido é tudo

As plantas precisam de um solo rico em nutrientes para fazer fotossíntese e garantir a vivacidade do verde. Mas, com o tempo, a terra do vaso vai perdendo sua qualidade. Se você notar que as folhas jovens começaram a nascer verde claro, enquanto as mais velhas amarelam com facilidade, há falta de nitrogênico. Procure adubos que ofereçam esse nutriente e siga os parâmetros de fertilização indicados para cada espécie. Com a quantidade certa de alimentos, sua planta vai voltar a se tornar o mais bela possível.

ALVES, B. UTI das plantas: aprenda a identificar e resolver os problemas do seu jardim. Revista Casa e Jardim, Fevereiro de 2019. https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2019/02/uti-das-plantas-aprenda-identificar-e-resolver-os-problemas-do-seu-jardim.html. Acesso em 06/06/2019