9 plantas que não são verdes para colorir a sua casa

03/06/2019

Folhagens exuberantes aparecem em tons de branco, rosa, roxo e até preto!

Que ter verde em casa nunca é demais, todo mundo concorda. Mas e quando o verde não é lá, digamos assim, verde mesmo? Aí a gente pira! A natureza, sábia que só, coloriu não só as flores, como também as folhas de várias espécies. Folhagens brancas, rosas, roxas e até pretas podem ser encontradas com facilidade e tornar a decoração do jardim ainda mais interessante. Selecionamos nove plantas para abrir seu horizonte botânico para além do verdinho básico:

1. Colocasia aquatilis
Também conhecida como taro ou inhame-preto, a Colocasia alcança até 1,20 m de altura, com grandes folhas de cor preto arroxeada. Gosta de calor e solo encharcado – algumas variedades são aquáticas. Até toleram sol pleno, apesar de preferirem meia-sombra.

2. Tradescantia pallida purpurea
Chamada tradescantia ou trapoeraba-roxa, essa planta perene é um bioindicador sensível – sua presença aponta solo fértil e rico em matéria orgânica. Uma curiosidade: plantada onde bate pouco sol, ela se mantém mais clara e opaca. Sob o sol, seu tom arroxeado se intensifica.

3. Ipomoea batatas
As folhas da batata-doce ornamental (esqueça os lanchinhos fitness) nascem verdinhas e se tornam roxas à medida em que amadurecem. As ramas pendentes da planta chegam a 1,20 m de comprimento se dispostas em local quente e com o solo úmido, mas bem drenado.

4. Caladium candidum
Em alguns lugares, essa plantinha perene que gosta de claridade, mas foge do sol direto, ficou conhecida como asa-de-anjo, graças à sua delicada beleza. Mantenha o solo úmido e bem drenado para que suas folhas fiquem branquinhas

5. Cordylilne terminalis
Exuberantemente pink: sob o sol, é assim que a dracena-vermelha se apresenta, sem nenhum rastro de timidez. O arbusto que alcança até 1,80 m de altura se desenvolve bem tanto em vasos quanto plantada diretamente no solo. Ótima opção para locais que enfrentam inverno rigoroso, já que ela não se abala com o frio.

6. Iresini herbistii
O tom de vermelho-escuro ajudou a popularizar seu nome mais conhecido: coração-magoado. A plantinha perene de baixa estatura é muito utilizada em forrações de jardins de meia-sombra ou sol pleno. Não gosta de frio e pede solo úmido sem excesso.

7. Codiaeum variegatum
Ótima companhia para dentro de casa, as folhas rígidas da cróton passeiam de um vermelho intenso ao amarelo mais vivo, sempre salpicados com um miolo verdinho. Deixe-o perto da janela, já que a plantinha não faz questão de sol, mas ama claridade.

8. Senecio douglassi
A cinerária é daquelas plantinhas que até enganam a gente: quem vê pela primeira vez aquela variedade branca, com um veludinho em cima das folhas, acha que é de mentira. Essa belezinha versátil (tolera calor e frio) é bem real e adora sol direto. Seu porte pequeno faz dela uma forração que emoldura lindamente qualquer companheira verde.

9. Solenostemon scutellarioides
O nome científico é complicado, mas o apelido é simples: coléus. Já a paleta de cores, essa sim é elaborada. As folhas dessa espécie têm um contorno claro seguido de várias camadas coloridíssimas de tons que passeiam entre o amarelo e o roxo. Vai bem em vasos ou em canteiros, já que seu tamanho vai de 40 a 90 cm.

MUNIZ, L. 9 plantas que não são verdes para colorir a sua casa. Revista Casa e Jardim, Fevereiro de 2019. https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2019/02/9-plantas-que-nao-sao-verdes-para-colorir-sua-casa.html. Acesso em 03/06/2019