Folhas amareladas ou murchas? Confira 7 dicas para reanimar plantas

30/05/2019

Galhos secos e folha amarelas são um sinal de que você precisa dar mais atenção a sua planta. Saiba como

Quando as folhas começam amarelar e cair, é sinal de que a planta não está bem. Mas, antes de dar adeus, esgote todas as possiblidades de trazer as espécies de volta a vida. Veja a seguir o que fazer:

1. Regulagem das regas
Mesmo que você esteja seguindo um padrão determinado por algum especialista, nem sempre as regras de rega são as mesmas, pois dependem da umidade do local onde a planta fica e da quantidade de luz e de calor que ela recebe. Dessa forma, se você percebeu que a sua planta não está na sua melhor forma, que tal avaliar o solo para ver se está muito seco ou muito molhado, antes da próxima rega? A partir dele, você pode determinar uma nova frequência para colocar água na planta.

2. Dê luz
Mesmo que muitas plantas sejam de meia sombra e se desenvolvam bem no interior, muitas vezes o que falta é um banho de luz de verdade. A claridade artificial dificilmente será o habitat preferido do verde, por isso, deixe-o por algumas horas sob os raios do sol.

3. Apare as partes ruins
Galhos e folhas secos dificilmente voltarão à vida. Por isso, o recomendado é cortá-los para que novas ramificações possam surgir no lugar.

4. Mude o solo
Você se lembra da última vez que aplicou um fertilizante ou trocou a terra do vaso em que sua planta está? O sistema de drenagem está ajustado? Existem plantas que precisam de um toque de fertilizante de tempos em tempos, enquanto outras vivem bem por longos períodos sem ele. Além disso, a forma como a água se espalha pela superfície também é importante. Pense na composição da terra como o maior alimento para a planta. Se os nutrientes estiverem escassos, significa que você precisa mudar a mistura onde as raízes se desenvolvem. Ou então, se a água se acumula muito e fica parada por muito tempo, é melhor escolher um outro tipo de substância que drene melhor o líquido para não apodrecer as raízes.

5. Ajuste temperatura e umidade
Sua planta também sente frio e calor, ou algo parecido com isso. No verão, elas tendem a precisar de mais água para completar a fotossíntese, enquanto no inverno, as regas são menos frequentes. Mas, se você puder manter um padrão entre as temperaturas mais altas e mais baixas, é o ideal. Aposte em umidificadores de ar e produtos caseiros que podem ser borrifados nas folhas e na terra.

6. De olho nas raízes
Pense nas raízes como os órgãos humanos. Quando não estamos bem por fora, é provável que haja algum problema no organismo. Por isso, cheque se as raízes estão em bom estado, longe de apodrecerem ou secarem. Lembre-se que elas se adaptam ao formato do vaso e, por isso, mudar o recipiente é uma boa pedida para que a planta possa se desenvolver de uma forma diferente.

7. Dê atenção
Pode parecer bobagem, mas plantas gostam de ser bem cuidadas, de receber atenção e afeto. Você não precisa tratá-las como humanos, mas oferecer o ambiente ideal é uma forma de ser afetuoso. Preocupar-se em atender as necessidades da planta é uma tarefa que pede cuidado frequente.

ALVES, B. Folhas amareladas ou murchas? Confira 7 dicas para reanimar plantas. Revista Casa e Jardim, Maio de 2019. https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2019/05/folhas-amareladas-ou-murchas-confira-7-dicas-para-reanimar-plantas.html. Acesso em 30/05/2019