Conheça as famosas plantas carnivoras

01/11/2018

Reconhecidas por comer insetos, elas divergem em mais de 750 espécies distribuídas em 20 gêneros. Entenda!

As plantas carnívoras tem a capacidade de atrair pequenos animais, principalmente os insetos. De cor e textura diferenciada, essa espécie vegetal tem como habitat natural solos com poucos nutrientes. Sua digestão é feita a partir da emissão de um suco gástrico e o modo de captura de insetos varia dependendo da espécie, sendo 750 ao todo distribuídas em 20 gêneros.

Em relação a movimentação na hora de atacar as presas, elas são divididas em três grupos: ativas, passivas e semiativas, sendo a última o meio termo entre as duas por se movimentar, mas apenas após a captura.

O solo perfeito para o seu crescimento, além da quantidade baixa de nutrientes, necessita de uma parcela alta de ácidos e boa incidência de sol, já que ventos fortes combinados a baixa umidade relativa do ar fazem com que a planta resseque mais rápido. Vale lembrar que sua irrigação constante é essencial também, já que sua terra deve estar sempre úmida.

As quatro famílias principais são: Droseracea, Nepenthacea, Sarraceniaceae e Lentibulariaceae. Sendo a nephentes rajah, a maior carnívora do mundo, atacando não só insetos mas roedores de pequeno porte, pássaros e anfíbios. Por ser uma planta que necessita de diversos cuidados, não é tão fácil encontrá-la pelos jardins, mas seu charme e movimentos, encantam logo de cara.

ZAGO M., DURANTE S. Conheça as famosas plantas carnívoras. Casa e Jardim, Outubro de 2018. https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2018/10/conheca-famosas-plantas-carnivoras.html. Acesso em 01/11/2018