Flor de lótus: descubra seus significados e como usar na decoração
Simbolo de graciosidade, elegância, pureza e renovação, a flor de lótus nasce a partir de um fundo lodoso
A flor de lótus é muito conhecida por conta de seus significados no budismo e no Egito, por exemplo. A planta aquática nasce a partir do fundo lodoso (lama) através de um rizoma vigoroso formando folhas grandes e arredondadas, com flores, geralmente, nas cores branco e rosa e frutos com sementes comestíveis.
Elas florescem em climas amenos, preferindo cursos de água lentos e água doce para se desenvolver, sempre em pouca profundidade,com sua a raiz fincada na lama, seu caule na água e as pétalas abertas na superfície. Esse é um tipo de flor que adora sol, sendo que sua flor se fecha durante a noite, portanto, pode ser cultivada em lagos e espelhos d’ água.
Por conta de seu ciclo de vida, que vai da lama para a luz, ela símbolo de pureza, elegância, renovação e vida eterna. No budismo,por exemplo, ela remete à transcendência do mundo comum. No Egito é vista com bons olhos, graças a seu movimento articulado com o nascimento do sol, atrelando-a à Rá, o deus sol.
Recentemente inserida na decoração graças à grande procura por flores exóticas, assim como a protéa, a flor de lótus aparece cada vez mais em composições florais, seja por meio de sua flor ou de sua semente. Separamos alguns buquês e arranjos para te inspirar a usar essa flor tão especial na decoração de casa ou no buquê do seu casamento. Confira: