7 erros de paisagismo para não cometer na sua casa

29/07/2019

Escolher as espécies do seu jardim vai muito além de criar um visual harmônico. Confira as dicas abaixo para ter um jardim lindo e saudável

Um trabalho de paisagismo vai muito além de escolher plantas e espalhar vasos pela casa. Assim como um projeto arquitetônico, a seleção das espécies deve ser planejada em todos os sentidos: agregando funções às espécies, pensando na adaptação do verde à paisagem e adicionando beleza natural ao seu jardim. Para ser executado com maestria, esse trabalho merece a convocação de um paisagista profissional. Porém, caso você esteja pensando em florir o seu lar, preste atenção para não cometer os erros citados abaixo.

1. Não planejar
Pense no layout antes de partir para o plantio. Pergunte-se quais espécies combinam com a construção e pense nas características do seu jardim atual. Para início de conversa, qual impressão ou sensação você quer passar para as pessoas que estejam no local? De nada adianta ter um quintal verdejante se você não consegue dar o cuidado ideal para as plantas. Por isso, considere as espécies escolhidas levando em conta suas necessidades de poda, luz e água.

2. Não pensar no clima e na luz
Existem muitas plantas que se dão bem em meia-sombra, mas também há aquelas que necessitam de bastante claridade para prosperar. Por isso, é impressindível que você saiba os locais onde a luz do sol incide com frequência no seu terreno, bem como os cantos mais escondidos. Também anote o tempo e o horário em que a iluminação natural banha o local.

Já para o clima, considere se a região em que você mora possui índices pluviométricos altos ou se é seca. Não se desespere se as espécies tropicais não são adaptáveis ao seu jardim. Lembre-se de que há opções até mesmo para os climas desérticos.

3. Não considerar a fauna local
O Brasil é um país que abrange muitos biomas e climas. Por isso, vale considerar qual planta tomava conta da região em que você vive, muito antes das construções da cidade. É de se esperar que o solo do Cerrado ou da Caatinga não seja tão fértil quanto o da Mata Atlântica. Isso vale especialmente para quem pensa em plantar árvores frutíferas. Para quem vive nas regiões costeiras do Brasil, por exemplo, a jabuticabeira, goiabeira e pitangueira vão muito bem.

4. Plantar muito próximo à construção
Muitas vezes, raízes ocupam uma área abrangente. Isso faz com que seja necessário dar um espaço entre as plantações e a construção. Para que as plantas se desenvolvam com saúde, elas precisam de um bom espaço acima e abaixo do solo.

5. Regar muito ou pouco o solo
Como todo ser vivo, as plantas precisam de nutrientes. É importante saber a frequência de rega do seu jardim, uma vez que o excesso de água pode fazer mal ao verde, da mesma forma que a escassez. Esse fator pode variar muito de acordo com o clima e iluminação do local. Também pense em oferecer uma terra fértil às plantas, lembrando-se sempre que é preciso aerar o solo para a penetração do líquido e de fertilizantes.

6. Esquecer-se das podas
Muitas vezes, um jardim mal cuidado não é aquele que não recebe luz e água suficientes, mas o que não mantém uma estética limpa, com as podas em dia. Quando isso acontece, o visual fica confuso e as plantas começam a misturar-se, invadindo os espaços de locomoção do local.

7. Esquecer-se da proporção
Maciços e árvores frondosas são muito bonitos, mas precisam de espaço para que a paisagem não fique abarrotada. Da mesma forma, fontes, piscinas e espelhos d’água devem ganhar as medidas apropriadas para valorizar o espaço. Aqui, retornamos ao primeiro ponto, em que é sempre preciso planejar antes de plantar.

ALVES, B. 7 erros de paisagismo para não cometer na sua casa. Revista Casa e Jardim, Junho de 2019. https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2019/06/7-erros-de-paisagismo-para-nao-cometer-na-sua-casa.html. Acesso em 22/07/2019