Estudo comprova que as plantas podem ouvir

15/07/2019

As prímulas, em especial, têm a capacidade de escutar as vibrações das asas dos agentes polinizadores a sua volta

Se engana quem pensa que viver em meio a natureza é estar sozinho. A pesquisadora da Universidade de Tel Aviv, Lilach Hadany, realizou um estudo para provar que as plantas são capazes de ouvir.

Publicado na página de pesquisas acadêmicas bioRxiv, a avaliação concluiu que alguns seres fotossitéticos têm funções inesperadas. Em especial, as flores de prímula (Oenothera drummondii) são capazes de desempenhar essa tarefa. Elas foram usadas para a pesquisa uma vez que crescem em abundância nas praias e parques de Tel Aviv. Mais especificamente, elas sentem as vibrações das asas dos polinizadores, como as abelhas. Esse estímulo é utilizado a fim de aumentar temporariamente a concentração de açúcar no nectar nas plantas.

Ainda mais, as pétalas funcionam como ouvidos e são capazes de diferenciar o som de insetos que não as interessam e do vento. Com o néctar mais adocicado, as chances de ocorrer a polinização são maiores. Trata-se de um mecanismo de sobrevivência da espécie.

Agora, o novo desafio é descobrir se outros tipos de plantas têm a mesma capacidade. Até agora, este é um campo inexplorado para a ciência e, no futuro, pode trabalhar para restaurar o ecossistema.

ALVES, B. Estudo comprova que as plantas podem ouvir. Revista Casa e Jardim, Junho de 2019. https://revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2019/06/estudo-comprova-que-plantas-podem-ouvir.html. Acesso em 15/07/2019