Como preparar as orquídeas para o inverno

08/07/2019

O colunista Sérgio Oyama ensina os principais cuidados com as espécies que florescem ou sofrem com a queda de temperatura

Muito embora a estação mais fria do ano seja frequentemente associada à ausência de flores e ao período de dormência de grande parte das orquídeas, existem aquelas exceções que tipicamente florescem durante o inverno. O exemplo mais emblemático é o da orquídea Cymbidium, de origem asiática.

Neste caso, a diminuição da temperatura é um fenômeno climático que sinaliza à orquídea que é hora de florescer. Sendo assim, os cuidados devem ser redobrados durante esta fase delicada. Nesta etapa, é importante que o Cymbidium não sofra com falta de água, já que sua haste floral e os botões encontram-se em fase de formação. Também convém evitar ficar mudando a orquídea de posição, em relação à fonte de luminosidade, sob o risco de a haste e as flores ficarem sem uma orientação definida, assumindo uma aparência tortuosa. Por fim, é importante protegê-la de correntes de vento e mudanças bruscas de temperatura, que podem fazer com que os botões abortem a floração.

Há também aquelas orquídeas que sofrem com a chegada do inverno. É o caso da orquídea Vanda, de origem tropical, acostumada às altas temperaturas e invernos amenos, com poucas alterações climáticas em relação às outras estações do ano. Caso esta orquídea seja submetida a temperaturas muito baixas, ela entra em dormência, interrompendo seu crescimento e a produção de flores. Por este motivo, é frequente que os cultivadores coloquem a Vanda dentro de casa, durante as noites mais frias de inverno. Idealmente, esta orquídea deveria ficar em um local protegido, com temperaturas controladas, como ocorre em uma estufa. Neste caso, as regas devem ser reduzidas, sendo importante evitar molhar as folhas, que podem apodrecer devido ao excesso de água acumulada nos seus interstícios.

Há, ainda, os casos das orquídeas Phalaenopsis e Dendrobium, para as quais a chegada do inverno é uma etapa decisiva no processo de floração, que costuma ocorrer na estação seguinte, a primavera. Estas orquídeas precisam passar por um período de baixas temperaturas, com uma significativa redução no fornecimento de água e nutrientes, para que possam produzir flores em abundância, durante a primavera. Este procedimento é denominado stress hídrico, sendo comumente aplicado no cultivo da orquídea Dendrobium, durante os meses de inverno. Assim que os primeiros botões florais surgirem, na estação seguinte, pode-se retomar a frequência normal de regas.

Como podemos perceber, não existe um cuidado uniforme, em relação às orquídeas, durante o inverno. É importante que cada espécie seja tratada de forma individual, de acordo com as necessidades específicas de cada etapa de seus ciclos de vida.

OYAMA JUNIOR, S. Como preparar as orquídeas para o inverno. Revista Casa e Jardim, Julho de 2019. https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Colunistas/Sergio-Oyama/noticia/2019/07/como-preparar-orquideas-para-o-inverno.html. Acesso em 08/07/2019