Aprenda a cuidar de samambaias

17/06/2019

As samambaias preenchem o jardim e também são ótimas para o cultivo dentro de casa. Saiba como mantê-las sempre saudáveis

Fora ou dentro de casa, as samambaias alegram qualquer de ambiente. Com os galhos e folhas longos, elas dão um charme tropical na decoração e, o melhor de tudo: são fáceis de cuidar. Descubra como:

1. Insolação
Por não pedirem tanto sol, as samambaias são ótimas opções para cultivar dentro de casa ou para aquele canto do jardim que fica sob a sombra a maior parte do tempo. Na hora de posicionar o vaso ou plantar, certifique-se de que a luz natural não seja tão forte no local, mas também evite expô-las ao frio e ao vento.

2. Clima agradável
As samambaias gostam de um clima ameno e sobrevivem bem no calor. Apesar disso, é impossível evitar a chegada do inverno, a estação mais desfavorável para a planta. Durante as quedas bruscas de temperatura, posicione-a em um lugar com maior umidade do ar, como o banheiro.

3. Hidratação
Por serem tropicais, as samambaias gostam de água. Mas atenção: as quantidades devem apenas deixar o solo úmido e hidratado. Por isso, não exagere. A frequência das regas é, geralmente, semanal, mas a melhor dica é observar a consistência da terra, para não deixá-la muito molhada ou muito seca.

4. Solo fresquinho
Faça o uso de adubos orgânicos uma vez ao mês, para que a planta absorva bem os nutrientes e prospere. Também aplique um sistema de drenagem da água no vaso, para evitar que o solo fique muito molhado ou muito seco.

ALVES, B. Aprenda a cuidar de samambaias. Revista Casa e Jardim, Maio de 2019. https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2019/05/aprenda-cuidar-de-samambaias.html. Acesso em 17/06/2019