4 receitas caseiras de adubos e fungicidas para jardinagem

20/05/2019

Rodrigo Castelucio, especialista em hortas residenciais, ensina quatro receitas para você fazer em casa e cuidar das plantas

Dentre os melhores cuidados que você pode dar para uma planta, cultivar vegetais com produtos orgânicos e não industrializados está no topo da lista. Além de serem altamente nutritivos e nos proporcionar alimentos livres de agróxicos, algumas receitas podem ser feitas em casa, com baixo custo e praticidade de sobra. “Existem, no mercado, opções de adubos químicos, porém nada melhor do que manter uma adubação orgânica, buscando mais saúde para as plantas e para quem consumir as hortaliças”, aponta o especialista em hortas residenciais, Rodrigo Castelucio.

Não apenas para vegetais comestíveis, esses produtos podem ser utlizados na maioria das plantas ornamentais. Além disso, pode-se ajustar as concetrações dos ingredientes de acordo com a quantidades de vasos da sua casa. ” As adubações se fazem necessárias a cada 20 ou 30 dias, aproximadamente, principalmente se houver replantio de mudas no mesmo vaso”. Ele recomenda alguns passos para customizar os seus utensílios de jardinagem. Confira.

1. Adubo líquido
Ingredientes:
5 cascas de banana;
5 cascas de ovos de galinha lavados;
2 colheres de sopa de borra de café.

Modo de preparo:
1.Pique os ingredientes em uma panela e ferva-os com um litro de água por 20 minutos.
2. Com o fogo desligado, adicione duas colheres de sopa de borra de café, misturando a água de deixando esfriar naturalmente.
3. Depois de frio, coe o líquido e coloque em uma garrafa PET, deixando a tampa bem frouxa, para que permitir a vasão do gás, que se forma internamente.
4. Reserve por cinco dias em temperatura ambiente, agitando a garrafa uma vez ao dia.
5. Depois da espera, está pronto. Para usar, pegue uma quantidade do preparado e misture com água. Uma porção do produto deve conter 10 porções iguais de água. Siga esse passo apenas quando for molhar as plantas. Não guarde as sobras para evitar a fermentação prolongada que pode prejuficar a planta. Também não borrife nas folhas, caule e flores, apenas na terra e raízes a cada 20 ou 30 dias.

2. Fungicida de pimenta-do-reino e alho
Ingredientes:
2 colhes/sopa de pimenta-do-reino;
1 cabeça de alho descascado e picado;
250 ml de álcool;
Água;
Gotas de detergente neutro.

Modo de preparo:
1.Coloque a pimenta, o alho e o álcool em um pote fechado e deixe curtir por uma semana.
2. Coe e utilize uma colher de sopa desse preparo para dois litros e meio de água e quatro gotas de detergente neutro.
3. Molhe as folhagens e caule uma vez ao mês para evitar fungos ou semanalmente se a planta estiver contaminada com microrganismos. Para usar de novo, repita o processo de misturar com água e detergente.

3. Fungicidade de fumo natural, álcool e sabão de coco
Ingredientes:
30 g de fumo natural;
150 ml álcool;
Água;
Sabão de coco.

Modo de preparo:
1. Dissolva o fumo em 150 ml água e coloque em um pote fechado, mantendo-o no escuro por dois dias.
2. Acrescente o álcool e mantenha por mais dois dias no escuro.
3. Coe e use 50 ml do preparo para um litro de água com cinco gramas de sabão de coco diluído.
4. Molhe as folhagens e caule uma vez ao mês, para evitar fungos, ou semanalmente se a planta estiver contaminada. Para usar de novo, repita o processo de misturar com água e sabão.

4. Fungicida de pimenta dedo-de-moça e alho
Ingredientes:
2 pimentas dedo de moça bem picadas;
5 dentes de alho picados;
300 ml de álcool;
Água;
Detergente neutro,

Modo de preparo:
1.Em dois potes, divida o álcool em partes de 150 ml, colocando a pimenta em um deles e o alho em outro. Deixe os recipientes fechados por uma semana
2. Coe os dois preparados.
3. Para utilizar, cada colher de chá deve ser misturada com um litro de água e quatro gotas de detergente neutro. Molhe as folhagens uma vez ao mês para evitar fungos, ou semanalmente se a planta estiver contaminada. Para usar de novo, repita o processo de misturar com água e detergente.

ALVES, B. 4 receitas caseiras de adubos e fungicidas para jardinagem. Revista Casa e Jardim, Março de 2019. https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2019/03/4-receitas-caseiras-de-adubos-e-fungicidas-para-jardinagem.html. Acesso em 20/05/2019