Aprenda a cuidar de plantas aéreas
Da família das bromélias, as plantas aéreas merecem cuidados específicos
Plantas aéreas são aquelas que não precisam de terra para se desenvolver. Com um visual ponteagudo e raízes quase invisíveis, essas espécies precisam de cuidados diferentes. Apesar do nome, elas precisam de água e algumas dicas de manutenção são bem úteis. Confira!
1. Quando regar
Esse tipo de planta coleta a maioria de seus nutrientes do ar, porém, ainda necessita do líquido para viver. O melhor jeito de hidratá-las é colocá-las debaixo d’água por 20 a 30 minutos uma vez por semana. Depois, tire, seque-as gentilmente e posicione-as em um lugar com bastante luz e ventilação por cerca de quatro horas, para que o excesso de água absorvido pelas folhas evapore.
Caso você seja do tipo de pessoa que se esquece de molhar as plantas, pode optar por dar um banho de duas horas a cada duas ou três semanas. Além disso, entre os mergulhos você pode hidratá-las com pequenas borrifadas. Caso as primeiras flores estejam começando a aparecer, pule os banhos para não acabar com os brotos. Já para saber se elas estão com sede, observe a folhagem, que deve estar vibrante e firme. Sintomas adversos conferem cor mais clara que o usual, folhas enrugadadas e textura macia.
2. Luz e ar
As aéreas gostam de muita claridade e sol indireto, mas elas também vivem bem em lugares mais fechados, como escritórios, pelo fato de poderem prosperar sob luzes artificiais, como as fluorescentes. Mas atenção: muita luz natural pode roubar toda a hidratação absorvida. Caso você as mantenha em um jardim aberto, compense com regas mais frequentes.
3. Clima
O frio não é o clima preferido das plantas aéreas. Elas gostam de temperaturas amenas e ligeiramente quentes, de 15 a 30°C. Em épocas muito geladas, elas podem sofrer, mas a notícia boa é que o resgate é possível, uma vez que elas sobrevivem a secas crueis.
4. Dicas extras
– Folhas secas ou amarronzadas necessitam ser aparadas para manter a saúde.
– Existem produtos para plantas aéreas. Eles são uma forma de garantir nutrientes, geralmente, absorvidos do ar de forma natural. Procure-os em lojas especializadas.
– Elas são da família das bromélias.
– Elas podem se reproduzir, originando pequenos pulpos a seu redor. Se você tiver a chance de vê-los se formando, saiba que você pode arrancá-los e instalá-los em outros lugares depois que eles estiverem, aproximadamente, do mesmo tamanho que o planta mãe.
– Elas ficam lindas em terrários.