As melhores plantas para espantar substâncias que causam gripe

13/05/2019

Elas limpam o ar e ajudam no controle da umidade

De volta às aulas de biologia da escola, as plantas melhoram a qualidade do ar devido à fotossíntese, que libera oxigênio e consome gás carbônico. Com isso em mente, é fácil adivinhar que quanto maior a quantidade do verde dentro de casa, mais puro será o ar. Mas você sabia que a presença dos vegetais decorativos também pode evitar com que você contraia doenças como gripe e resfriado?

Isso acontece pois o processo de transpiração das plantas também ajuda a controlar a umidade ao ar. Ou seja, a água que você rega as raízes é sintesizada e transformada em vapor.

De acordo com um estudo publicado em 2013 na página de arquivos acadêmicos Plos, manter a umidade de casa em um nível acima de 40% reduz significantemente o poder dos vírus da gripe. Enquanto isso, as concentrações mais baixas favorecem a presença de micro-organismos, oferecendo tempo de vida suficiente para eles migrem para dentro do seu organismo.

Para proteger a sua casa, saiba que as plantas com folhagem ampla são as que têm maior capacidade de elevar a umidade do ar. Por terem uma superfície maior, elas perdem mais água, eliminando-a em forma de vapor. Conheça três opções com essa característica em especial.

1. Palmeira-leque

Elas precisam de bastante luz e devem ficar abrigadas em vasos grandes. Por terem um crescimento lento, não há problemas em matê-las dentro de casa.

2. Figueira-lira

A figueira-lira é super charmosa para dar um toque descolado ao interior. Elas gostam de bastante luz natural e regas frequentes de, aproximadamente, três vezes por semana.

3. Pacová

Também pedem regadas três vezes por semana. As pacovás podem ser mantidas em ambientes com iluminação indireta

ALVES, B. As melhores plantas para espantar substâncias que causam gripe. Revista Casa e Jardim, Abril de 2019. https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2019/04/melhores-plantas-para-espantar-substancias-que-causam-gripe.html. Acesso em 13/05/2019