As orquídeas floridas do outono

09/05/2019

Nosso colunista, o biólogo Sergio Oyama Junior fala sobre as espécies que florescem em temperaturas mais baixas

Embora a primavera seja a estação mais conhecida pelo desabrochar das flores, existem espécies de orquídeas que aguardam a chegada das temperaturas mais amenas do outono para exibirem suas espetaculares florações, que não ficam atrás daquelas produzidas por suas companheiras primaveris.

Neste contexto, destaca-se a orquídea Sophronitis cernua, também conhecida como Cattleya cernua, cuja floração já começa a ser preparada no finalzinho do verão. À medida que seus pseudobulbos amadurecem e suas folhas se desenvolvem, os botões florais são incubados secretamente no interior destas estruturas. Bem no início do outono, quando as folhas maduras finalmente se abrem, já revelam inflorescências repletas de botões, que explodem em uma vibrante coloração alaranjada, quando desabrocham.

Outra floração típica desta época do ano é produzida por diferentes espécies da orquídea Cattleya, tais como a labiata e walkeriana. Neste caso, as flores surgem em menor quantidade, mas são grandes e vistosas. Além disso, exalam perfumes inesquecíveis, característicos de cada espécie.

A orquídea Paphiopedilum é outra que costuma florescer pontualmente durante os meses do outono. A principal característica de suas flores é o formato inusitado, que nos remete à aparência de um tamanco holandês. É a famosa orquídea sapatinho, que, geralmente, desabrocha nas proximidades do Dia das Mães, constituindo um excelente presente para esta data comemorativa, uma vez que voltará a florescer todos os anos, na mesma época.

Já para quem aprecia orquídeas com aromas pronunciados e adocicados, a orquídea Oncidium Twinkle é uma excelente opção para encher a casa de flores e aromas, durante o outono. Trata-se de uma orquídea que produz hastes relativamente longas, repletas de minúsculas flores exalando um aroma que lembra a baunilha. Existem variedades com flores em cores diferentes, desde o branco, passando pelo amarelo, até o vinho.

O principal cuidado em relação ao cultivo de orquídeas durante o outono refere-se à periodicidade das regas. Com as temperaturas mais amenas, a frequência de regas deve ser reduzida, de modo a se evitar o excesso de umidade no substrato. Também é importante lembrar que, nesta estação, a orquídea Dendrobium precisa sofrer uma redução drástica no fornecimento de água, além de ter a adubação suspensa, para que possa florescer a contento na primavera.

OYAMA JUNIOR, S. As orquídeas floridas do outono. Revista Casa e Jardim, Abril de 2019. https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Colunistas/Sergio-Oyama/noticia/2019/04/orquideas-floridas-do-outono.html. Acesso em 09/05/2019