Dicas e ideias de decoração para ter plantas na cozinha
Listamos espécies que podem ser cultivadas na cozinha e dicas de como incorporá-las à decoração do ambiente. Confira
Plantas deixam qualquer ambiente mais aconchegante, mas é preciso escolher a espécie ideal para cada cômodo. Se você quer ter algumas espécies na cozinha, siga estas dicas:
Quer coisa melhor do que ter temperos frescos sempre à mão para cozinhar? Salsinha, orégano, alecrim e cebolinha são os mais indicados para o plantio em vasos na cozinha.
1.Temperos nas alturas
Neste projeto do escritório Tria Arquitetura, as ervas foram posicionadas em uma prateleria acima da janela. Assim as espécies recebem mais luminosidade e ventilação, contribuindo para um crescimento saudável e duradouro.
2. Novo uso com charme
A paisagista Claudia Muñoz sugere uma maneira charmosa de fazer uma horta simples e discreta: plantar os temperos em latas de chá ou de bolacha
3. Mini horta em vasos
Um canto da bancada da ampla cozinha projetada pela SAO Arquitetura ganhou uma horta em vasos. Ela fica ao lado de outros temperos colocados em potes de vidro.
FLORES E FOLHAGENS
Além dos temperos, outras plantas também tem vez na cozinha. Para trazer mais alegria, cor e aroma ao ambiente, espalhe flores e folhagens. O mais indicado é colocá-los no parapeito da janela ou na bancada, para que elas recebam iluminação natural. Confira quatro espécies indicadas:
1. Violeta
Delicada e de fácil cultivo, a flor deve receber luz, mas não diretamente sobre ela. Só deve ser regada quando sua terra estiver seca, evite encharcá-las
2. Suculentas
Bonitas e fáceis de cuidar, as suculentas são ótimas opções para cultivar em casa. Por armazenarem água, a dica mais importante é regar pouco, sendo uma vez por semana o suficiente.
3. Fitônia
Luz indireta é o ideal para essa planta de meia sombra. Suas folhas apresentam nervuras e são encontradas em diversos tons. Verifique se a terra está úmida antes de regar novamente e tente mantê-la sempre molhada.
4. Dinheiro-em-penca
Também conhecida como tostão, ela ganhou a fama de atrair dinheiro e fartura. Delicada e de textura fina, essa espécie de meia sombra é formada por um caule ramificado e comprido, necessitando regas regulares.
VEGETAÇÃO ABUNDANTE
Acrescentar algumas plantas pendentes ou exemplares maiores, em vasos, é uma boa sugestão para dar um toque de personalidade à cozinha. Mas atente-se em colocá-las a uma distância considerável dos eletrodomésticos.
1. Samambaia
As samambaias são de fácil manutenção e precisam de apenas algumas horas diárias de sol para sobreviverem. As regas devem ser feitas dia sim, dia não. Projeto da designer de interiores Karina Vargas.
2. Vinha-canadense
A vinha-canadense forma uma cortina-verde na área, dando um charme extra quando posicionada em um local alto. Gosta de meia sombra.