Três jardins pensados para ter espaço livre
Concentrar as espécies rente aos limites do terreno – seja em canteiros ou paredes verdes – é uma maneira interessante de cultivar plantas e manter o centro do jardim livre
Muros camuflados
A piscina já ocupava uma parte do quintal de 160 m² e os moradores faziam questão de manter o restante da área livre, somente com grama. Para contornar essas limitações, a paisagista Patricia França resolveu concentrar as espécies rente aos muros laterais. O corredor de entrada recebeu palmeiras veitchia plantadas em linha com touceiras de capim-do-texas na base. Sua continuação, vista por quem está na sala de estar, foi preenchida com fórmios, cicas em vasos e bromélias com forração de grama-amendoim e pedriscos. A outra lateral foi coberta por uma mistura de tumbérgia e bela-emília, que formam uma moldura verde próximo às espreguiçadeiras da Greenhouse.
Trama natural
Os proprietários dessa casa também queriam que o centro do jardim de 109 m² ficasse livre, mas faziam questão de uma forte presença de plantas. Para conquistar um pano de fundo verde, a paisagista Gabriella Ornaghi resolveu concentrar trepadeiras ao longo dos muros, usando uma malha pop como tutor. No corredor de entrada, após o painel de azulejos da artista Calu Fontes, cresce um maracujazeiro. Já o paredão dos fundos ganhou uma camada de papo-de-peru com a companhia de helicônias, alpínias, marantas e singônios. Os outros dois canteiros próximo à edícula contam com exemplares de taioba, gengibre-azul e íris com grama-amendoim na base.
Abraço verde
A tumbérgia, uma trepadeira que cresce rápido e dá flores quase o ano todo, foi eleita pela jardinista Camila Fillinger para camuflar os muros deste quintal de 200 m². Ladeando a piscina, a espécie ganhou a companhia de pleomeles seguidas por gardênias. Logo ao lado, a jabuticabeira recém implantada pelos moradores tem íris na base. Na sequência, o jasmim-dos-poetas cresce apoiado sobre o caramanchão, proporcionando uma bela sombra para a mesa de refeições, emoldurada por tumbérgias-arbustivas que enchem o muro lateral de flores.