5 plantas para cultivar dentro de casa e sentir-se melhor
Separamos uma lista com cinco plantas que, além de decorar a casa, vão te ajudar a se sentir melhor, de forma cientificamente comprovada
LAVANDA
Esta famosa planta medicinal é utilizada há milhares de anos para acalmar as tensões, aliviar dores de cabeça, prevenir a insônia e ajudar na depressão. Existem inúmeros estudos científicos que comprovam sua eficácia e um deles descobriu que o aroma de lavanda teve efeitos tangíveis na redução das taxas de pulso em estudantes de enfermagem em situações estressantes.
BABOSA
Conhecida entre os egípcios como a “planta da imortalidade”, esta espécie era tradicionalmente pendurada em portas para afastar os maus espíritos. Do ponto de vista holístico, acredita-se que ela é capaz de trazer energia positiva para o lar. Já do ponto de vista científico, ficou comprovado que a babosa purifica o ar de substâncias cancerígenas comuns e, quando ela é cultivada no quarto, é uma grande aliada a ter uma melhor noite de sono e a ficar menos irritadiços de manhã.
HERA
Bastante conhecida, essa espécie rasteira e trepadeira é muito eficaz na purificação do ar, tanto que ela foi definida pelos cientistas da NASA como a melhor planta doméstica de filtragem de ar. Essa planta consegue sugar substâncias cancerígenas (como a poluição ou o fumo passivo) e tornar o ar mais puro e respirável dentro de casa. Para aumentar a lista de qualidades, vale lembrar que elas são super fáceis de cuidar e não exigem muita água.
MANJERICÃO
Com folhas lindas e um delicioso perfume, a erva sempre presente em hortas contém grandes quantidades de um composto orgânico chamado linalol, que é muito usado na aromaterapia. Uma equipe de cientistas japoneses realizou um estudo com ratos de laboratório e descobriu que a exposição ao linalol reduz a atividade de centenas de genes durante situações estressantes, ajudando a trazer calma.
LÍRIO-DA-PAZ
Com suas esculturais flores brancas, o lírio-da-paz é conhecido por ser um ótimo purificador de ar: Ele consegue remover fungos e neutralizar gases tóxicos como o monóxido de carbono e o formaldeído.