Faça-se a luz: Ananda Apple desvenda o mistério da quantidade certa de sol para cada planta

22/01/2018

Compro o vaso de planta com os cuidados básicos estampados na embalagem. Como regar, quando adubar. Eis que surge aquele desenho esquemático e cruel: um solzinho feliz, ou meio sol (é lua?), ou um sol preto! E agora? Coloco o vaso no meio da sala, grudo na janela ou deixo na varanda? O que fazer?

Para começar, observe a orientação do sol em relação à frente da sua casa ou varanda. A frente norte é a mais ensolarada. São nove horas de alta luminosidade por dia, distribuída pela casa toda. A frente sul é a mais escura: só três horas de sol à tarde. A leste (onde nasce o sol) tem seis horas de luz pela manhã. Já a oeste tem seis horas iluminadas à tarde, até o sol se pôr. Se isso é bom ou ruim, depende da planta. Cada espécie precisa de X horas de luminosidade ou sol direto por dia. Se for demais, pode queimar e amarelar. Se for de menos, fica fraca, perde a cor ou amarela também! E ainda se deforma espichando o pescoço em busca de claridade.

Então, anote na porta da geladeira! Uma planta de pleno sol precisa de, no mínimo, quatro a seis horas de sol direto. É o caso de boa parte das flores: hortênsia, rosa, primavera, helicônia, azaleia, lantana, gerânio, hibisco, lavanda. O mesmo vale para os cactos e a maior parte das suculentas. Apesar de durinhas, elas não são bibelôs de escritório. São crias do sol diário. Assim como todo e qualquer bonsai (árvore mantida em miniatura). Ervas e temperos também não se desenvolvem sem sol o dia todo. Afinal, ele é o motor da fotossíntese, processo que alimenta a planta. Quanto mais cor e exuberância, mais energia a planta consome.

á meia-sombra significa claridade intensa, sem sol direto entre 10h e 17h. A planta fica feliz junto da janela ou sob a copa de uma árvore. Caso dos antúrios, violetas, lírio-da-paz, columeia-peixinho, pacová, palmeiras-ráfia ou camedórea, peperômias, caládios e begônia-rex. Por fim, planta de sombra não é a que você condena à solitária. Mas sim a que deve ficar na luz indireta, no mínimo, duas a três horas por dia. Nessa condição sobrevivem muitas folhagens de cor verde-escura: zamioculca, jiboia, espada-de-são-jorge, comigo-ninguém-pode, fitônia e ripsális.

Agora, treva total, tipo lavabo, corredor ou escritório, só planta artificial. Em último caso, dá para enganar por dois a três meses com uma suculenta mais escura. Como o metabolismo é baixo, ela demora a sentir o tranco. Mas uma hora a casa cai.

APPLE, A.Faça-se a luz: Ananda Apple desvenda o mistério da quantidade certa de sol para cada planta. Revista Casa e Jardim, Dezembro de 2017. Disponível em: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Colunistas/noticia/2017/12/faca-se-luz-ananda-apple-desvenda-o-misterio-da-quantidade-certa-de-sol-para-cada-planta.html. Acesso em 22/01/2018