Jardim destaca plantas com diferentes texturas e tons de verde
Plantas volumosas, concentradas em pequenos rasgos de área permeável, compõem o projeto de autoria do paisagista Mauricio Prada. A limitação espacial não tira em nada a beleza das folhagens em diferentes tons e texturas
Engana-se quem pensa que a única maneira de obter um jardim colorido é fazendo uso de espécies com flores. Pelo contrário! O resultado é ainda mais eficaz e exuberante ao investir em folhagens com diferentes colorações e tons de verde, como fez o paisagista Mauricio Prada neste projeto em São Paulo. “Criei um desenho sinuoso que leva até a entrada da casa, assinada pela arquiteta Carolina Maluhy. Quem passa pelo portão se depara com uma composição volumosa, recheada com palmeiras-fênix, guaimbês-da-folha-ondulada, dracenas-vermelhas, cicas e barbas-de-serpente. Além da variação de cores, elas também apresentam texturas completamente diferentes, deixando o jardim mais interessante”, explica. Nele, as espécies foram dispostas em duas ilhas.
No quintal, o pedido dos moradores prevaleceu. “Eles queriam bastante espaço para receber os amigos e familiares, então optei em revestir quase toda a área dos fundos com um deque de cumaru”, diz. Mas não pense que isso inviabilizou a presença de plantas. O paisagista driblou a falta de espaço com um recurso inteligente: ele aproveitou o canteiro em L entre a piscina e os muros para plantar guaimbês-da-folha-ondulada, palmeiras-arecas e samambaias. As espécies fazem com que o espaço pareça maior, escondem a brutalidade do muro e ainda fazem charme ao tocar na água. A outra lateral, entre o imóvel e a edícula, foi preenchida com filodendros-lua-clara e bambus-mossô. Em pouco tempo o pergolado acima da mesa será coberto pela floração em cachos da trepadeira jade. É só questão de curtir e esperar.
FACHADA POSTERIOR | Toda a área dos fundos do terreno foi revestida com deque de cumaru. A área da churrasqueira ganhou uma treliça da mesma madeira, onde cresce uma trepadeira jade. As espreguiçadeiras são da Conceito Firma Casa (Foto Edu Castello / Editora Globo)
LATERAL | Rente ao muro, filodendros-lua-clara e bambus-mossô. O maciço de capim-do-texas-rubro soma movimento e textura ao quintal (Foto Ilana Bessler / Divulgação)
PISCINA | Os canteiros rentes ao muro dos fundos e lateral receberam palmeiras-arecas, guaimbês-da-folha- ondulada e samambaias. O pufe é da marca Paola Lenti, à venda na Casual Móveis (Foto Edu Castello / Editora Globo)
DESENHO SINUOSO | As espécies se misturam de forma orgânica na entrada da casa. O piso de seixos rolados acrescenta textura e cor ao caminho (Foto Ilana Bessler / Divulgação)